JOSÉ BONIFÁCIO
José Bonifácio, pequenas vilas que foram se tornando bairros ao longo dos últimos vinte anos. Bairros como o Fazenda Caguaçu, que acabou ficando com o nome da grande propriedade agrícola do século passado. Essas terras pertenceram à Ordem Terceira do Carmo, posteriormente foram para as mãos do empresário Oscar Americano, e , finalmente, passaram à prefeitura municipal.
Nessas terras nasceu, em 1975, através da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), o famoso Conjunto Habitacional José Bonifácio, na zona leste, com quase 20 mil unidades, entre apartamentos e casinhas populares. A partir daí surgiram em seu entorno os pequenos bairros e as vilinhas. E não parou mais.
Quem dá o nome ao distrito é o brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos principais responsáveis pela independência brasileira. Hábil político e cientista, José Bonifácio ficou conhecido como o Patriarca da Independência. Nascido em Santos em 1763 e falecido no Rio de Janeiro em 1838, despertou simpatias e ódios acalorados por sua ação política, muitas vezes autoritária, e por suas idéias.
Defendeu o uso racional das terras e sua redistribuição quando não aproveitadas, a extinção do tráfico negreiro, a extinção gradual da escravidão, a incorporação dos indígenas à sociedade. Foi vice-presidente da junta governativa de São Paulo e em seguida ministro e principal conselheiro do príncipe regente dom Pedro I.
Em 1823 rompeu com o imperador, passando a lhe fazer forte oposição na Assembléia. Com a dissolução da Constituinte, asilou-se na França, de onde retornou mais tarde, e foi designado pelo próprio Pedro I, quando este abdicou ao trono, em 1831, como tutor de seu filho menor, o futuro imperador Pedro II.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano