top of page

Com grafite grupo de moradores tranforma vila em São Mateus Zona Leste em museu de arte urbana

Grupo OPNI transformou muros da Vila Flávia em um museu a céu aberto.
Moradores dizem que arte deu ar de festa na rua.

 

A Vila Flávia, em São Mateus, Zona Leste de São Paulo, é transformada em museu a céu aberto para aproximar a comunidade da arte. Sob a curadoria do grupo OPNI, a galeria a céu aberto receberá diversos artistas renomados, caso dos grafiteiros Binho Ribeiro e Does, histórias vivas do grafite.

Os muros do bairro ganham colorido diferente desde 2009, quando o projeto começou a ser desenvolvido. Em 2014, foi vencedor na categoria "Territórios Culturais" do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, quando o projeto era chamado de "Galeria a Céu Aberto".

Formado na década de 90, inicialmente, o Grupo OPNI era composto por cerca de vinte jovens moradores do bairro de São Mateus, na periferia de São Paulo, que se reuniram com um ideal em comum: expressar por meio de arte a realidade do dia a dia que os tornava invisíveis para oportunidades e alvo para compor estereótipos. 

Tendo como inspiração a comunidade onde cresceram e forte influência da cultura afro-brasileira, os traços desenvolvidos pelo Grupo OPNI revelam um olhar periférico e "artivista", que passeia por temas variados construindo uma poética visual igualmente bela e impactante.

Fonte: g1.globo.com/sao-paulo e saomateusemmovimento.org

Fotos: Google

bottom of page